Radio

Player 1

ticotico e seu habitat

       
   

Tico-tico-rei

O tico-tico-rei é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Conhecido também como galo-do-mato, foguinho, tico-tico-rei-vermelho, vinte-um-pintado, tico-fogo, tico-vermelho, sangue de boi (Rio Grande do Sul), sangrinho(interior de São Paulo) e tico-tico-pimenta.

Características

Medindo cerca de 13,5cm, tem tamanho semelhante ao do pardal, mas com coloração marrom escura na parte superior e vermelha nas partes inferiores e na cabeça, especialmente no macho, que apresenta uma coloração intensa e um topete vermelho com uma faixa negra. Ambos os sexos apresentam uma linha branca circundando os olhos. A coloração das fêmeas não tem tanto brilho e são mais pardacentas.


tico-tico-rei macho

tico-tico-rei fêmea

tico-tico-rei jovem

Alimentação

Alimenta-se de sementes, brotos, frutas, insetos. Aprecia os frutos da fruta-de-sabiá ou marianeira (Acnistus arborescens).
Desloca-se pulando no solo ou entre moitas e arbustos onde procura sementes, frutos e insetos para se alimentar.


tico-tico-rei se alimentando

Reprodução

Atinge a maturidade sexual aos 10 meses. Cada ninhada geralmente tem entre 3 e 5 ovos, geralmente azulados, tendo de 2 a 3 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias. O ninho em forma de tigela é construído em arbustos fechados não muito longe do solo. É feito de gravetos e fibras entrelacadas e forrado com penas e outros materiais macios. Os pais se revezam na alimentação dos filhotes.
No Mato Grosso, Goiás e oeste de Minas Gerais aproxima-se do tico-tico-rei-cinza (Coryphospingus pileatus) encontrando-se com ele em certos locais e com ele hibridando-se.


Casal de tico-tico-rei

Ninho de tico-tico-rei

Ovo de tico-tico-rei

Hábitos

Apesar de sua beleza o tico-tico-rei, não é uma ave que costuma chamar muita atenção, principalmente por causa de seu comportamento discreto e solitário. O macho só exibe completamente seu belo topete quando está excitado ou ao cantar.
Vive em bordas de matas secundárias, cerrados, campos, cafezais e pomares, geralmente em locais sombreados, capoeiras ralas e baixas.
O tico-tico-rei é eventualmente capturado e criado como ave de cativeiro. Sua sorte é que seu canto não é tão belo quanto sua plumagem e por isso não é tão valorizado entre os criadores de aves. Mas, ainda persiste uma cultura de caça e aprisionamento em gaiola.
Vivem solitários a maior parte do ano, eventualmente juntando-se a bandos mistos de espécies granívoras (que comem sementes), mas na época da reprodução, que costuma coincidir com os meses quentes do ano, formam casais.


Bando de tico-tico-rei

Distribuição Geográfica

Presente em duas regiões separadas:
  1. no leste do Pará e Maranhão;
  2. do Mato Grosso e Goiás ao oeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Encontrado localmente também nas Guianas, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.


  Ocorrências registradas no WikiAves

Tico-tico-rei-cinza

O Tico-tico-rei-cinza é um Passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como Abre-fecha, Maria-fita (em Pernambuco), Cravina, Galinho-da-serra, Tico-tico-do-sertão e Tico-tico-rei e Sibispo.

Características

Mede cerca de 13,5 cm de comprimento. A fêmea é parda-acinzentada nas partes superiores, esbranquiçada nas partes inferiores, com o peito e os lados estriados de cinzento. O macho quando excitado, abre e fecha a crista vermelha e negra.


tico-tico-rei-cinza macho

tico-tico-rei-cinza fêmea

Alimentação

É predominatemente granívoro, esmagando as sementes com o bico. Come também insetos e outros artrópodes.

tico-tico-rei-cinza se alimentando

Reprodução

Faz o ninho em formato de tigela, semi-esférico. Cada ninhada geralmente tem entre 3 e 5 ovos, tendo de 2 a 3 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias. Seu ninho é parasitado pelo Vira-bosta (Molothrus bonariensis), que coloca os ovos para a fêmea do Tico-tico-rei-cinza chocar.


Casal de tico-tico-rei-cinza

Ninho de tico-tico-rei-cinza

Ovo de tico-tico-rei-cinza

Hábitos

Vive na caatinga, mata seca e restinga. No Mato Grosso, Goiás e oeste de Minas Gerais aproxima-se do Coryphospingus cucullatus (Tico-tico-rei) encontrando-se com ele em certos locais e com ele hibridando-se. Anda no chão ou nos arbustos baixos, a pouca altura do solo.

Distribuição Geográfica

No Brasil, ocorre nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste (até o Rio de Janeiro). Ocorre ainda na Venezuela e Colômbia.

 
 

Tico-tico-de-bico-amarelo

Também conhecido como tico-tico-do-mato e tico-tico-do-mato-de-bico-amarelo, o tico-tico-de-bico-amarelo(Arremon flavirostris) é uma espécies da família Emberizidae. É encontrado em boa parte do centro-oeste brasileiro, sempre no interior da florestas. É mais freqüente do que o imaginado à primeira vista, pela dificuldade de observação.

Características

Suas cores destacam-no contra o fundo sombreado do chão da mata, enquanto pula entre raízes ou nos caules verticais das arvoretas. O laranja forte do bico (faixa negra no cume) forma um contraste único com o negro da cabeça (listra acinzentada no centro) e a listra branca. Costas cinzas, com asas esverdeadas e o encontro amarelo. A garganta é branca, tendo uma característica faixa peitoral negra, larga. Dependendo da posição da ave, essa faixa pode parecer mais estreita do que é. O restante do peito e barriga cinza claro, quase branco. Longas pernas cinza e, se a luz estiver muito boa, é possível ver as compridas unhas brancas. O macho com a cabeça e o peito coloridos berrantemente de preto e branco, dorso verde, como cinzento. Bico amarelo-avermelhado. A fêmea é semelhante ao macho diferindo pelas partes inferiores ligeiramente pardacentas e pelo colar negro interrompido.


tico-tico-de-bico-amarelo macho

tico-tico-de-bico-amarelo fêmea

tico-tico-de-bico-amarelo jovem

Alimentação

Caça insetos e alimenta-se de sementes de gramíneas.


tico-tico-de-bico-amarelo se alimentando

Reprodução

Constrói um volumoso ninho esférico no solo. Solitário ou em casais, passa despercebido por seus hábitos discretos. Mesmo o canto (emitido de julho a novembro, período de nidificação) é um chamado agudo, relativamente curto, discreto e tendo uma parte semelhante ao canto do tico-tico, originando o nome comum. Tem em média 2 ninhadas por estação com 2 ovos cada uma.


Ninho de tico-tico-de-bico-amarelo

Hábitos

Vive no chão e área baixa das matas ciliares dos rios, corixos e baías, além das matas secas. A qualquer sinal de perigo, afasta-se em vôos curtos, encobertos pela vegetação densa. Pode ser encontrado nos bandos de aves associados às formigas de correição, caçando insetos fugindo da horda de formigas. Invadiu os biótopos florestais, sendo representante semiterrícola cujo aspecto absolutamente não corresponde ao de uma ave florestal, o que sugere que a sua adaptação a esse ambiente é evento relativamente recente.

Distribuição Geográfica

Presente no Oeste de Minas Gerais, norte e centro de São Paulo, sul de Goiás, Mato Grosso, oeste do Pará, Paraguai, Argentina.

 

Tico-tico-da-taquara

O tico-tico-da-taquara é uma ave passeriforme da família Emberizidae.

Pode ser confundido com o quete(Poospiza lateralis), mas trata-se de uma espécie diferenciada na plumagem, vocalização e distribuição geográfica.

Características

Apresenta colorido do peito e garganta da cor chifre pálido, padrão castanho no dorso, pequenas nódoas brancas nas duas retrizes externas da cauda. As fêmeas são menores que os machos.
O canto é bastante complexo e a delimitação de frases é imprecisa, tratando-se de um gorgeio fluente e de cadência alternada com notas mais variadas.

Alimentação

Hábitos alimentares…

tico-tico-da-taquara se alimentando
se alimenta de frutas; sementes e grãos muidos, como arroz muito e milho muito (rações feitas por humanos)

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Ninho de tico-tico-da-taquara

Hábitos

Outros hábitos…

Distribuição Geográfica

Ocorre nas montanhas do sul do País, do sul de São Paulo ao sul do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina podendo atingir o nível do mar no sul do Brasil (Sick 1997), Paraguai e nordeste da Argentina.

 
 
 
 

Tico-tico-de-máscara-negra

**Ameaçado de extinção**
O tico-tico-de-máscara-negra é uma ave passeriforme da família Emberizidae. Também conhecido como tico-tico-mascarado e tico-tico-do-são-francisco.

Características

Mede cerca de 13.5 cm de comprimento. De padrões nítidos. O macho tem coroa, face, bochechas e ouvidos pretos. Sobrancelhas e partes inferiores brancas. Manchas pretas dos lados do peito. Nuca cinzenta se transformando em marrom nas costas, com listas finas. Asas oliváceas com amarelo nas carpais. Cauda preta com amplas pontas brancas, visíveis no vôo. Bico de duas cores, parte de cima preta e mandíbula laranja. A fêmea é geralmente mais parda, com asas mais esverdeadas e sem preto nas costas. A fêmea assemelha-se a outros do gênero Emberizoides, mas seu rabo curto tem ponta branca.


tico-tico-de-máscara-negra adulto

tico-tico-de-máscara-negra jovem

Alimentação

Alimenta-se de grãos, sementes, frutos e insetos. Alimenta-se geralmente no chão.

Reprodução

Constrói seu ninho no solo.

Hábitos

Habita campos de vegetação arbustiva e campos limpos, em regiões de capim alto e algumas vezes, úmidos conforme a estação do ano. Seus hábitos ainda foram pouco estudados.

Distribuição Geográfica

No Brasil ocorre no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Existe uma população isolada na Ilha de Marajó.