Radio

Player 1

Canarios e seus habitat

Canário-da-terra-verdadeiro

O canário-da-terra-verdadeiro, conhecido também como canário-da-horta, canário-da-telha (Santa Catarina), canário-do-campo, chapinha (Minas Gerais), canário-do-chão (Bahia), coroinha e canário-da-terra e cabeça-de-fogo, é uma ave admirada pelo canto forte e estalado e por isso é frequentemente aprisionada como ave de cativeiro (está entre as 10 mais apreendidas, segundo o IBAMA) mesmo tal ato sendo considerado crime federal inafiançável pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Graças a ação das autoridades e da conscientização da população, registros do canário-da-terra-verdadeiro vêm se tornando mais freqüentes nos últimos anos.

Características

Tamanho aproximado: 13,5 cm. Peso médio: 20g.Cor amarelo-olivácea com estrias enegrescidas nas costas e próximo das pernas. Asas e cauda cinza-oliva. A íris é negra e o bico tem a parte superior cor de chifre e a inferior é amarelada. As pernas são rosadas. A fêmea e o jovem tem a parte superior do corpo olivácea com densa estriação parda por baixo, com as penas e cauda e tarso quase enegrescidos. Com 4-6 meses de idade, os filhotes machos já estão cantando, e levam cerca de 18 meses para adquir a plumagem de adulto.


canário-da-terra-verdadeiro macho

canário-da-terra-verdadeiro fêmea

canário-da-terra-verdadeiro jovem

Alimentação

Alimenta-se de sementes no chão. É uma espécie predominantemente granívora (come sementes). O formato do bico é eficiente em esmagar e seccionar as sementes, sendo portanto, considerada predadora e não dispersora de sementes. Ocasionalmente alimenta-se de insetos.

canário-da-terra-verdadeiro se alimentando

Reprodução

Faz ninhos cobertos, na forma de uma cestinha, em lugares que variam desde uma caveira de boi até bambus perfurados. Freqüentemente utiliza ninhos abandonados de outros pássaros, sobretudo do joão-de-barro. Pode fazer ninhos em forma de cesta em plantas epífitas (orquídeas e bromélias), em buracos de telhas e outros locais que ofereçam proteção. A fêmea põe em média 4 ovos que são chocados por 14 ou 15 dias.


Casal de canário-da-terra-verdadeiro

Ninho de canário-da-terra-verdadeiro

Ovo de canário-da-terra-verdadeiro

Filhote de canário-da-terra-verdadeiro

Hábitos

Vive em campos secos, campos de cultura e caatinga, bordas de matas, áreas de cerrado, campos naturais, pastagens pastagens abandonadas, plantações e jardins gramados, sendo mais numeroso em regiões áridas.
Costuma ficar em bandos quando não está em período de acasalamento. Vive em grupos, às vezes de dezenas de indivíduos. O macho tem um canto de madrugada bem extenso e áspero, diferente do canto diurno. O canto de côrte é melodioso e baixo, acompanhado de um display parecido com uma dança em volta da fêmea.


Bando de canário-da-terra-verdadeiro

Sub-espécies

  • Sicalis flaveola brasiliensis - Canário-da-terra
  • Sicalis flaveola pelzelni - Canário-chapinha

Distribuição Geográfica

Está presente do Maranhão ao sul até o Rio Grande do Sul e a oeste até o Mato Grosso, bem como nas ilhas do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Encontrado localmente também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Canário-do-amazonas

O Canário-do-amazonas é um Passeriforme da família Emberizidae. Também conhecido como Canário-do-campo.

Características

Mede cerca de 11,5 cm de comprimento. Parecido com Sicalis flaveola, porém menor que este. Fêmeas de uma cor pardo-olivácea, partes inferiores esbranquiçadas e estrias muito discretas no dorso.

canário-do-amazonas macho

canário-do-amazonas fêmea

canário-do-amazonas jovem

Alimentação

Granívoro.

canário-do-amazonas se alimentando

Reprodução

Cada ninhada geralmente tem entre 3 e 4 ovos, tendo de 3 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias.


Casal de canário-do-amazonas

Ninho de canário-do-amazonas

Hábitos

Vive nos campos, campinas e cerrado.


Bando de canário-do-amazonas

Distribuição Geográfica

Amazonas, Pará, Goiás, Mato Grosso e na Bahia e Minas Gerais ao longo do curso médio e superior do rio São Francisco.


Saí-canário

O saí-canário (Thlypopsis sordida) é um passeriforme da família Thraupidae. Das seis espécies do gênero, esta é a única que habita as terras baixas ao leste dos Andes. É encontrada sozinha, em par ou em pequenos grupos de 3 ou 4 indivíduos. Na Amazônia é encontrada próxima à água, mas no sul freqüenta o topo das árvores, movimentando-se incessantemente. Também é chamado de canário-sapé.

Características

Mede cerca de 13,5 cm. As características que tornam fácil a identificação desta ave são a cabeça amarelo-alaranjada e o corpo cinza-esverdeado. Estes tons variam conforme a subespécie, tornando-se mais ou menos amarelados ou acinzentados conforme a região. A fêmea difere do macho por não apresentar o colorido ferrugíneo da cabeça e, sim, verde, como a fêmea da saíra-ferrugem (Hemithraupis ruficapilla).
Seu canto não chama muita atenção, lembrando vagamente o do coleirinho ( Sporophila caerulescens), porém menos intenso.


saí-canário macho

saí-canário fêmea

saí-canário jovem

Alimentação

Alimenta-se de frutos, sementes e insetos capturados na folhagem.


saí-canário se alimentando

Reprodução

No período reprodutivo (julho a novembro), canta de maneira semelhante ao canário-da-terra-verdadeiro, origem do nome comum.
O ninho é construido a pelo menos 5 metros do solo, feito de fibras vegetais como a paina, teias de aranha e gravetos finos. A fêmea é responsável pela maior parte da construção, mas o macho colabora carregando o material necessário para a confecção do ninho. Nele são postos 2 ou 3 ovos, azul-esbranquiçados com manchas pardas, que são incubados pela fêmea. Quando nascem os filhotes, estes são alimentados pelo casal.


Casal de saí-canário

Ninho de saí-canário

Filhote de saí-canário

Hábitos

Vive solitário, em pares no período reprodutivo. Em agosto e setembro formam-se grupamentos de até 8 aves, podendo tratar-se de migrantes em passagem pelo Pantanal e dirigindo-se para o sul. Entretanto, pouco é conhecido de sua biologia, não se sabendo a razão desse gregarismo ocasional. Vive em formações florestais secundárias e até mesmo em cidades bem arborizadas. Ocupa os estratos mais altos e médios da floresta, raramente indo ao chão. Locomeve-se de forma típica, subindo pela ramaria em zigue-zague e em seguida praticamente soltando o corpo e caindo em direção ao tronco da próxima árvore.

Distribuição Geográfica

Possui ampla distribuição na América do Sul, desde a Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Argentina e em todo o Brasil, ao sul até o Paraná (Ridgely e Tudor, 1989; Sick, 1997).


Canário-do-campo

O canário-do-campo é uma ave passeriforme da família Emberizidae. Também conhecido como cabo-mole, joão-mole(Pernambuco), tibirro, tibirro-do-campo, canário-do-brejo. Ao contrário do que sugere este último nome comum, não está, obrigatoriamente, associado a ambientes brejosos.

Características

O canário-do-campo tem 20 centímetros e pesa 30 gramas, tem uma longa cauda graduada, que eqüivale a mais da metade do seu corpo. A cabeça, dorso e asas são listrados de preto. A face próximo aos olhos, é acinzentada. Para cantar, o macho pousa em locais expostos, onde o forte riscado negro das costas destaca-se, bem como o bico, pontudo e amarelado com o bordo superior negro. À frente do olho, um pequeno semicírculo claro pode auxiliar na identificação, dependendo da luz. Partes inferiores cinza claro (amareladas no juvenil, em cujo bico falta o tom amarelo dos adultos). As pernas são amarelas ou rosadas e o ventre é pardo-esbranquiçado.
A longa cauda (cerca de metade do comprimento total da ave) é capaz de identificá-lo à distância, especialmente quando pousa nos pendões mais altos das gramíneas ou galhos expostos dos arbustos. Nessas ocasiões, mantém a cauda entreaberta, ficando nítida a diferença de tamanho entre suas penas. As centrais maiores, com as outras gradualmente menores. A cauda também auxilia na identificação em vôo, ao mover-se um pouco para cima e para baixo, de maneira única. Pousado, as longas pernas amareladas também ajudam a determinar essa espécie.
O imaturo (jovem) apresenta a sobrancelha e o lado inferior amarelo enxofre em vez de branco pardacento, os lados do peito são estriados e as mandíbulas esbranquiçadas.


canário-do-campo adulto

canário-do-campo jovem

Alimentação

Caça insetos e, provavelmente, sementes no chão ou no meio dos talos das gramíneas, ficando invisível, apesar do tamanho relativamente grande.


canário-do-campo se alimentando

Reprodução

No período de reprodução, vive estritamente aos casais sendo extremamente fiéis a um território, que o macho defende energicamente contra a aproximação de outros machos da espécie. Além disso o macho costuma vibrar as asas e move a longa cauda para cima e para os lados. Tem em média 2 ninhadas por estação com 3 ovos cada uma.


Casal de canário-do-campo

Ninho de canário-do-campo

Filhote de canário-do-campo

Hábitos

Sempre assustado, voa para um local exposto e começa a emitir piados curtos, metálicos, de alarme, em geral respondido pelo outro membro do par. No período de canto, entre setembro e novembro, o macho emite seu característico chamado pungente. Compõem-se de duas partes. Na primeira, o som lembra um pergunta (que, que foi?) seguida de uma breve pausa e logo mais duas sílabas como se fosse uma resposta. Outro intervalo e segue cantando. Pode cantar por vários minutos a fio, enchendo o campo com sua melodia tristonha. Vive solitário ou em casais, sem associar-se a outras espécies.


Bando de canário-do-campo

Distribuição Geográfica

No Brasil, já foi registrado do Nordeste até o Mato Grosso e Rio Grande do Sul. No exterior ocorre na Bolívia, Argentina e Paraguai.