Radio

Player 1

Pica-Pau e seus habitat

Pica-pau-amarelo

O Pica-pau-amarelo é um Piciforme da família Picidae. Apresenta 4 subespécies:
  • Celeus flavus flavus.
  • Celeus flavus peruvianus.
  • Celeus flavus subflavus.
  • Celeus flavus tectricialis.

Características

Mede cerca de 25 cm de comprimento. Toda plumagem amarelo-clara exceto as asas e a cauda, que são preto-pardacentas. Topete bem alto e macio. O macho apresenta uma faixa vermelha nas laterais da cabeça, próximo à base do bico.


pica-pau-amarelo macho

pica-pau-amarelo fêmea

pica-pau-amarelo jovem

Alimentação

Alimenta-se de larvas, insetos, formigas capturadas de troncos e cupins de cupinzeiros arborícolas. Quebra cupinzeiros e formigueiros no alto de árvores para comer as formigas. eventualmente alimenta-se também de frutos. Às vezes desce ao solo para apanhar insetos.


pica-pau-amarelo se alimentando

Reprodução

Escava seu ninho em troncos ou galhos de árvores e palmeiras mortas, onde põe seus ovos brancos e brilhantes. Hábitos reprodutivos…

Casal de pica-pau-amarelo

Hábitos

Habita florestas ralas, plantações de cacau, florestas de várzea, capoeiras e florestas em áreas pantanosas. Vive solitário, aos pares ou em grupos de 3 ou 4, principalmente à altura do estrato médio. Raro de ser notado, fica na parte mais fechada da mata e sob as copas. Voz: Sequência de 6 melancólicos “glü”, a última nota mais baixa.

Distribuição Geográfica

Ocorre do norte da América do Sul à Bolívia, Mato Grosso (rio das Mortes e Xingu), leste do Pará (Belém) e Maranhão. Também de Alagoas ao Espírito Santo. Ssp. flavus: Colômbia, Venezuela, Guianas, Equador, Bolívia e Amazônia brasileira até o Sul de Mato Grosso. Ssp. peruvianus: Peru. Ssp. subflavus: Brasil (de Alagoas à Bahia e Espírito Santo). Ssp. tectricialis: Brasil (Maranhão).


Pica-pau-anão-barrado

O pica-pau-anão-barrado é uma ave piciforme da família Picidae. Também conhecido por picapauzinho, picapauzinho-barrado e pinica-pau.

Características

Este é o anão dos pica-paus. Mede aproximadamente 10 centimetros e pesa em média 11,5 gramas. As penas da nuca formam freqüentemente uma pequena crista. Partes superiores uniformemente pardas, partes inferiores densamente barradas. O desenho preto e branco da cauda, do vértice e da nuca é, geralmente, igual nos diversos representantes. Macho de vértice e testa encarnados. Os indivíduos imaturos possuem cabeça parda uniforme.
A voz é um fino “tsirrrr” descendente, às vezes prolongado e modulado.


pica-pau-anão-barrado macho

pica-pau-anão-barrado fêmea

Alimentação

Alimenta-se de larvas e adultos de pequenos insetos. Regularmente não apoia a cauda no substrato enquanto captura o alimento, como o fazem os outros pica-paus, pois suas retrizes são flexíveis. Captura formigas nos galhos e folhas do chapéu-do-sol (Terminalia catalpa). Abre buracos nas folhas caídas de imbaúba que ficam presas na ramagem, para retirar pequenas formigas as quais procura também nos caules da samambaia-das-taperas.


pica-pau-anão-barrado se alimentando

Reprodução

Há diferentes cerimônias do casal e entre rivais. Os machos executam uma silenciosa e simbólica luta, pousam um em frente ao outro, em lados opostos de um caule fino que os separava, batendo com o bico na direção da cabeça do oponente sem tocar o caule. O mais interessante nessa cerimônia é que se abstêm da utilização de manifestações acústicas, embora em outras ocasiões tenham fortíssimo tamborilar. Aproveitam dos caules fofos das piteiras, mas são capazes de escavar madeira dura.
O ninho é construído em ramos secos e delgados, até 5 metros do solo, onde são postos 2 a 4 ovos brancos, puros e brilhantes. A entrada da cavidade escavada é diminuta, com cerca de 3 centímetros de diâmetro, limitando assim a visita de predadores; tal cavidade tem 10 a 20 cm de profundidade e seu diâmetro maior cerca de 6 centímetros.


Casal de pica-pau-anão-barrado

Ninho de pica-pau-anão-barrado

Hábitos

Comum no interior e bordas de florestas altas e capoeiras, à altura do sub-bosque. Vive geralmente solitário, acompanhando bandos mistos de aves com freqüência. Pousa em galhos finos, muitas vezes ficando sob os ramos. Freqüentemente seguro por baixo da galharia, bate violentamente agarrando-se com os pés excepcionalmente possantes.

Distribuição Geográfica

Presente localmente na Amazônia brasileira, na região do baixo Rio Amazonas até o Maranhão, e ainda no leste e sul do País até o Rio Grande do Sul. Encontrado também das Guianas à Bolívia, Paraguai e Argentina.


Pica-pau-anão-de-pintas-amarelas

Detalhar som


Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae
 Leach, 1820
Espécie: P. exilis
Nome Científico
Picumnus exilis
(Lichtenstein, 1823)
Nome em Inglês
Golden-spangled Piculet

Estado de Conservação Pouco Preocupante

Fotos | Sons

Pica-pau-anão-de-pintas-amarelas

O pica-pau-anão-de-pintas-amarelas é uma ave piciforme da família Picidae.

Características

Possui plumagem esverdeada do dorso, ventre amarelo com barras ou máculas negras, uma distinta estria pós-orbital de coloração branca e a região dorsal marcada ou não com pintas negras.

Alimentação

Hábitos alimentares…

pica-pau-anão-de-pintas-amarelas se alimentando

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Casal de pica-pau-anão-de-pintas-amarelas

Hábitos

Ocorre em áreas montanhosas de Roraima, Matas secundárias, capoeiras, bambuzais e na Mata Atlântica de baixada.

Distribuição Geográfica

Ocorre nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraiba, Pernambuco, Roraima, Pará, Amazonas.

Pica-pau-anão-carijó

O pica-pau-anão-carijó é uma ave piciforme da família Picidae.

Características

Mede 11 cm de comprimento. Suas marcas mais distintas são a cor branca das penas centrais da cauda, as manchas brancas na cabeça e a fronte vermelha nos machos. Um primo, o pica-pau-anão-de-coleira(Picumnus Temminckii), é bastante parecido com ele, mas tem uma coleira cor-de-canela e barras finas de preto e cinza nas partes inferiores. Em relação às manifestações sonoras, os pica-paus são conhecidos por produzir sons rítmicos enquanto bicam troncos e galhos de árvores e outros tipos vegetais (tamborilar). Este som tem sido associado à proclamação territorial. O ritmo de batidas na madeira é nitidamente diferente daquele produzido enquanto a ave forrageia (SHORT 1982; WINKLER el a!. 1995). Além do tamborilar, os pica-paus apresentam um repertório vocal no qual pode ser reconhecido o canto, com função similar ao tamborilar, ambos associados ao reconhecimento especifico (SHORT 1982; SICK 1985, 1997; VIELLIARD 1986; WINKLER et al. 1995).


pica-pau-anão-carijó macho

pica-pau-anão-carijó fêmea

pica-pau-anão-carijó jovem

Alimentação

Hábitos alimentares…

pica-pau-anão-carijó se alimentando

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Ninho de pica-pau-anão-carijó

Hábitos

O habitat de P. nebulosus tem sido relacionado à borda da floresta, sendo especialmente comum em áreas de bambu (SHORT 1982; BELTON 1985; WINCKLER et ai. 1995; SICK 1985, 1997). A espécie mais frequente na região sul do país, frequenta a Mata de Araucária, Mata Atlântica, mata ciliar, capoeiras e bambuzais até 1400 m de altitude. Tamborila em colmos secos de taquara, em sequências rápidas, de 2, 3 ou 4 batidas bem fortes e sonoras.

Distribuição Geográfica

É provavelmente a espécie de distribuição mais austral na América, atingindo o sul do Uruguai, além de incluir os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no Brasil, e o Departamento de Missiones, na Argentina (PINTO 1978; SHORT 1982; BELTON 1984; CUELLO 1985; SICK 1985, 1997; NAROSKY & YZURlETA 1987; SCHERER-NETO & STRAUBE 1995).


Pica-pau-anão-da-caatinga

O pica-pau-da-caatinga é uma ave piciforme da família Picidae.

Características

Mede apenas 10 cm de comprimento. Possui o corpo pardo com a parte inferior uniformemente amarelada e uma coroa preta pontilhada de branco na cabeça. A diferença entre fêmea e macho é que este ultimo possui, na coroa, uma faixa vermelha. A área abaixo dos olhos é castanha. As pernas são curtas e os pés, relativamente grandes, servem para dar melhor apoio quando pousa na ponta de um galho.


pica-pau-anão-da-caatinga macho

pica-pau-anão-da-caatinga jovem

pica-pau-anão-da-caatinga fêmea

Alimentação

Pode ser observado alimentando-se em bambuzais e pomares abandonados, diferentemente de outras espécies de pica-paus.

pica-pau-anão-da-caatinga se alimentando

Reprodução

Na época reprodutiva, o casal procura uma árvore-sobretudo as que estão secas e mortas-e constrói uma cavidade, forrada apenas com pequenos pedaços de madeira extraídos durante sua confecção. Ali, a fêmea deposita seus ovos de cor branca claríssima e brilhante. Na incubação dos ovos, macho e fêmea se revezam. Os filhotes são alimentados com larvas de insetos.


Casal de pica-pau-anão-da-caatinga

Ninho de pica-pau-anão-da-caatinga

Filhote de pica-pau-anão-da-caatinga

Hábitos

Habita em áreas de caatinga e capoeiras. É ameaçado principalmente pela expansão da agricultura, com a ampliação das áreas de pasto e queimadas. Por ter uma população reduzida, torna-se sensível à fragmentação do habitat. Na Serra do Baturité resta apenas 1% da vegetação origina, e paira uma constante ameaça de novas queimadas ou da construção de novas pousadas.


pica-pau-anão-da-caatinga adulto

Distribuição Geográfica

É considerado pela literatura existente como restrita às serras de Ibiapaba, Baturité e Aratanha, Ceará (Burn, 2002), mas a distribuição real parece ser bem mais ampla no estado (Weber Silva e Ciro Albano, obs. pess.).


Pica-pau-anão-de-coleira

O pica-pau-anão-de-coleira (Picumnus temminckii) é uma ave piciforme da família Picidae. Também conhecido como pica-pau-anão-de-pescoço-castanho.

Características

Mede aproximadamente 9 centímetros. Alguns autores consideram esta ave como subespécie do pica-pau-anão-barrado (Picumnus cirratus) ao qual realmente se assemelha muito, mas o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), em resolução publicada em 2001, passou a considerá-las como espécies distintas, sendo que o pica-pau-anão-de-coleira se diferencia do pica-pau-anão-barrado por apresentar uma região de coloração ocrácea na face e pescoço e por ter a coloração geral mais castanha, especialmente nas partes superiores. O macho apresenta as manchas da testa vermelhas enquanto na fêmea estas são brancas. O macho imaturo, já próximo da maturidade, apresenta barras das partes inferiores quase definidas e a testa sem manchas brancas.
Seu canto é um trinado muito típico, lembrando um pouco o de alguns grilos.


pica-pau-anão-de-coleira macho

pica-pau-anão-de-coleira fêmea

Alimentação

Seu tamanho reduzido o permite alcançar pequenos ramos que outros pica-paus não alcançariam e é nesses ramos finos que encontra os insetos e larvas dos quais se alimenta.


pica-pau-anão-de-coleira se alimentando

Reprodução

Reproduz-se em buracos feitos em árvores mortas, não muito longe do solo. A fêmea é encarregada da incubação, enquanto o macho a alimenta. O casal se reveza na alimentação dos filhotes.


Casal de pica-pau-anão-de-coleira

Ninho de pica-pau-anão-de-coleira

Hábitos

Ocorre em qualquer local onde haja árvores, contanto que a mata não seja muito densa. É curioso notar que ao contrário dos outros pica-paus, esta e outras espécies do gênero Picumnus não costumam usar a cauda como apoio enquanto sobem pelos troncos ou martelam a madeira. Suas cauda é fina e não muito dura, por outro lado seus pés são desproporcionalmente grandes e fortes e são eles que suportam o peso da ave.

Distribuição Geográfica

Enquanto o pica-pau-anão-barrado (Picumnus cirratus) ocorre desde o norte da Amazônia até a Argentina, o pica-pau-anão-de-coleira (Picumnus temminckii), apresenta uma distribuição restrita às regiões Sul e Sudeste do país e países vizinhos. Há, portanto, sobreposição entre as distribuições e pouco se sabe sobre as especificidades ecológicas que separam estas espécies.